Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2021

Continuação do exercício proposto na aula

 Sabendo que os declives de aterro são 45º e desaterro são 60º de inclinação, determine a modulação de terreno necessária de cota 15. Represente com cor diferente a linha de cota 13.

Exercício de continuidade 7

 7- Com base na planta topográfica fornecida pelo professor, determine a implantação do objecto no terreno representado, definindo para o efeito a modelação do terreno com os seus respectivos taludes de aterro e desaterro.

Exercício proposto na aula

 Determine a superfície de cobertura definida pelo perímetro poligonal representado no desenho ao lado, onde se encontram os respetivos vértices e cotas. Sabendo que os declives são os seguintes:  AB, CD, DE, EF, GH e HI- 100% BC, FG e LA- 30º IJ e JK- 150% KL- 2

Frequência 21/01/2021

 Resolução da frequência realizada no dia 21/01/2021:

Exercício de continuidade 4

 4- Verificará agora que no interior do seu objecto se intersecta um grande número de paredes. Elimine algumas delas integralmente, ou partes se estas se encontrarem entre outras paredes, de modo a criar passagens por todo o interior da forma.

Exercício de continuidade 3

 3- Utilizando as Operações Geométricas Básicas, aprendidas nas aulas, desenvolva um objecto geométrico complexo, operando do seguinte modo, agora sobre a sua forma vazada: - Escolha 3 ou 4 operações geométricas diferentes e aplique-a, numa primeira acção, à sua única forma vazada, e depois, sucessivamente, a cada uma das imagens obtidas; - As operações geométricas deverão sempre criar a intersecção entre a forma operada e a sua imagem, de modo a proporcionar, no seu interior, a divisão em espaços equivalentes; - Deverá haver o cuidado de não permitir que uma forma intersecte mais do que duas outras formas: a que lhe deu origem e a que ela originou; - O desenvolvimento do objecto geométrico deverá ser pensado tridimensionalmente, de maneira a evitar que as operações geométricas se realizem sempre na horizontal. O resultado final desta fase será a representação ortogonal do objecto criado, incluindo as vistas exteriores, planta superior e alçados, mas também as vistas secantes, plan

Refazer exercício de continuidade 2

 2- Determine o vazamento interior da sua forma, definindo uma espessura de parede de cerca de 2mm ou 3mm e represente de novo a sua forma numa nova folha A3, incluindo nas suas projecções, 2 secções produzidas por dois planos, sendo um horizontal e o outro, vertical.

Refazer exercício de continuidade 1

 1- Escolha uma forma tridimensional simples, como por exemplo um cubo, uma pirâmide ou uma qualquer outra forma volumétrica, com uma dimensão da ordem dos 4 ou 5 cm de aresta, ou equivalente, e represente-a em MPO recorrendo a, pelo menos, 3 das suas projecções, sendo uma delas uma planta, outra um alçado frontal e outra um alçado lateral ou oblíquo. Represente todas as projecções na mesma folha, dispondo-as posicionalmente umas em relação às outras, alinhando sempre pelas respectivas linhas de chamada, mas não sendo necessário representar um eixo do x ou LT (Linha de Terra).

Correção do exercício 2

 Represente, lado a lado na sua folha, polígonos regulares, desde o triângulo até ao octógono, de modo que estas figuras sejam as projeções horizontais de pirâmides regulares. Os lados destes polígonos são sempre de 4 cm. Represente as duas projeções ortogonais de cada uma das pirâmides propostas. As pirâmides propostas serão sempre regulares, o que significa que as faces laterais são triângulos equiláteros. Concluímos com o exercício que não existe pirâmides hexagonais, heptonas e octanas regulares, pois com o rebatimento podemos perceber que não existe altura da pirâmide.