Avançar para o conteúdo principal

Exercício de Continuidade 1


 Proposta de resolução para o seguinte enunciado: 

Escolha uma forma tridimensional simples, como por exemplo um cubo, uma pirâmide ou uma qualquer outra forma volumétrica, com uma dimensão da ordem dos 4 ou 5 cm de aresta, ou equivalente, e represente-a em MPO recorrendo a, pelo menos, 3 das suas projecções, sendo uma delas uma planta, outra um alçado frontal e outra um alçado lateral ou oblíquo. Represente todas as projecções na mesma folha, dispondo-as posicionalmente umas em relação às outras, alinhando sempre pelas respectivas linhas de chamada, mas não sendo necessário representar um eixo do x ou LT (Linha de Terra).




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Refazer exercício de continuidade 2

 2- Determine o vazamento interior da sua forma, definindo uma espessura de parede de cerca de 2mm ou 3mm e represente de novo a sua forma numa nova folha A3, incluindo nas suas projecções, 2 secções produzidas por dois planos, sendo um horizontal e o outro, vertical.

Exercício de continuidade 4

 4- Verificará agora que no interior do seu objecto se intersecta um grande número de paredes. Elimine algumas delas integralmente, ou partes se estas se encontrarem entre outras paredes, de modo a criar passagens por todo o interior da forma.

Exercício de continuidade 3

 3- Utilizando as Operações Geométricas Básicas, aprendidas nas aulas, desenvolva um objecto geométrico complexo, operando do seguinte modo, agora sobre a sua forma vazada: - Escolha 3 ou 4 operações geométricas diferentes e aplique-a, numa primeira acção, à sua única forma vazada, e depois, sucessivamente, a cada uma das imagens obtidas; - As operações geométricas deverão sempre criar a intersecção entre a forma operada e a sua imagem, de modo a proporcionar, no seu interior, a divisão em espaços equivalentes; - Deverá haver o cuidado de não permitir que uma forma intersecte mais do que duas outras formas: a que lhe deu origem e a que ela originou; - O desenvolvimento do objecto geométrico deverá ser pensado tridimensionalmente, de maneira a evitar que as operações geométricas se realizem sempre na horizontal. O resultado final desta fase será a representação ortogonal do objecto criado, incluindo as vistas exteriores, planta superior e alçados, mas também as vistas secantes, plan